quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Historia da Nikon




A historia da NIKON começou no dia 25 de julho de 1917 na cidade de Tóquio, Quando três das maiores produtoras ópticas japonesa que se uniram para forma a NIPPON KOGAHU KOGYO KABUSHIKIGAISHA, que era basicamente uma corporação de indústrias ópticas japonesas, no mesmo ano o Japão não tinha mão de obra suficiente, então chamaram muitos técnicos para da inicio as pesquisas na área. No ano seguinte começou a produção de binóculos, e em 1921 foi lançado no mercado a prisma binocular pequena chamado de Mikron 2x ou 4x.

Em 1932 foi adotado um novo nome para as lentes fotográficas objetivas, surgindo assim o nome Nikkor.

Durante a 2ª guerra mundial a empresa parou a produção voltando as atividade no ano de 1945, quando a fabrica já produzia varias coisas ( microscópios, binóculos, lentes oftalmológicas, equipamento de vigilância, instrumentos de precisão e maquinas fotográficas ).

O nome NIKON foi adotado pela empresa em meados de 1946 para uma linha de pequena de câmeras 35mm, com lentes descartáveis e permutáveis, em 1948 foi lançada a primeira maquina a NIKON 1.

Em 1950 o jornal The New York Times julgou a marca Nikon superior as demais marcas, dai em diante a marca se tornou sinônimo de excelência em seus seguimentos, em 1952 foi criado um clube que tinha um intuito de promover a cultura fotográfica ( Nikkon Club ), em 1959 foi fabricada a Nikon F, primeira câmera da empresa com SLR ( single-lens-reflex ), que comandou o mercado por mais de 15 anos tornando-se a preferida entre fotógrafos, em 1983 a empresa inovou mais uma vez lançando a primeira maquina compacta do mercado a ter o foco automático (AF), em 1992 foram ainda mais longe lançando a câmera a prova d'agua com foco automático, a parti de 1999-2000 a marca começou a produzir maquinas mais baratas ( D50, D40, D70...).

Nos últimos anos acompanhando a evolução da tecnologia, a empresa não ficou para traz, trazendo sempre uma excelente qualidade, tornando a marca preferida entre milhares de fotógrafos.

5 comentários: