terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alcir Lacerda



Pra inaugurar o blog pensei em falar sobre a historia da fotografia, porque vejo que muita gente ainda não sabe muito bem de como surgiu a fotografia, mais esse já é um assunto muito "batido",
então achei melhor falar sobre a fotografia de Pernambuco, então porque não falar do mestre, a "lenda viva", Alcir Lacerda.

Seu Alcir, como quase todo mundo o chama, é a principal peça da fotografia pernambucana atuando a mais de 60 anos, ganhou destaque em diversos ramos tais como, Fotografia publicitária, Fotografia científica, Fotografia de arquitetura e Fotojornalismo, natural da cidade de São Lourenço da Mata, nascido em 1927 sendo o penúltimo dos 10 filhos que os pais tiveram, o pai era rendeiro do engenho, com 8 anos de idade se mudou para a caxanga ( recife ) onde foi estudar juntos com os irmãos.

Aos 16 anos de idade pediu a maquina da vizinha, uma Rolleiflex, comprou um filme e começou a fotografar o time em que jogava futebol, dai os amigos começaram a chama-lo para fotografar as festas dai pensou " vou ser fotografo"

Aos 19 anos comprou a primeira maquina uma Kodak, em 1948-1949 foi trabalhar na Jaime Monteiro, onde começou recebendo 700 cruzeiros depois 7mil dai em diante não parou mais, como ele mesmo disse "Malandro nos estudos, ne? Então fui ser fotografo".

Foi quando, com uma Rolleiflex e um ampliador velho, abriu a ACÊ Filmes em sociedade com Clodomir Bezerra, no ano de 1957, técnicas muito utilizadas em Pernambuco( contra-luz entre outras ) surgiram inicialmente através da fotografia de Seu Alcir. Uma pessoa que nunca guardou pra si o conhecimento sempre ensinando pra qualquer pessoa que perguntar a ele. Tem como o carimbou ou marca registrada em sua fotografia um P&B com vários contrastes, sempre mostrando uma adaptação incrível, seja fotografando embaixo do sol forte no meio do canavial ou simplesmente registrando a praia de Tamandare, lugar que freqüente a mais de 40 anos.

Hoje em dia beirando os 83 anos, possui mais de 40 maquinas e continua incentivando e inspirando novos fotógrafos

5 comentários:

  1. Agora,Ander :D
    Adorei a idéia do blog sobre fotografia, acho que meu blog incentivou alguém einh? Li e adorei o conteúdo daqui. Realmente a história da fotografia é bem batida, como faço publicidade sei bem disso,mas você foi inteligente e pegou no ponto certo, enfatizou a fotografia em Pernambuco, e isso vai enriquecer e focar mais os leitores do seu blog... AMei!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara. Parabéns e seja bem vindo...abraço...

    ResponderExcluir
  3. sou tua fã por isso tbm! gostei dos posts anderson! ^^'

    ResponderExcluir