sexta-feira, 26 de março de 2010

Photoshop com dias contados?


Já estamos acostumados a ver a manipulações elevedas ao extremo, nas propagandas publicitárias, retoques são feitos em modelos, elevando o padrão de beleza a pontos inalcançáveis, só que agora a edição ficou muito seria, e pode ate virar multa, no final do ano passado na França, foi apresentado um projeto de lei, que pretende obrigar todas as fotos de modelos que foram retocadas, e quando publicadas devem conter, uma caixa de advertência, como aquelas que frequentemente vemos em propagandas de cigarros (fumar causa isso ou aquilo outro...). O não uso da caixa de advertência pode gerar multa, o texto de advertência inicial foi apresentado da seguinte forma: "fotografia retocada com o objetivo de alterar a aparência física da pessoa". Porem o Reino Unido, também abraçou a idéia, e já existem rumores de pessoas que estão dando apoio a uma iniciativa parecida no país.

Mais a idéia foi mais longe ainda, essa tal de "moda francesa" chegou ao Brasil e na Câmara dos Deputados foi feito um projeto de Lei 6853/10, que obrigará a existencia de um alerta (parecido com o da França) "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência fisica da pessoa retratada". O projeto de Lei é do Deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), o responsável pelo anuncio ou veiculo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa que vai de R$ 1.5 mil ate R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Cabera ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicaram as sanções.

O Deputado afirmou, "em tempos de photoshop, a manipulação de imagem faz com que a fotografia seja muitas vezes radicamelmente diferente da realidade, manchas de pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados, é difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original".

Ele alerta ainda para o fato de que a buscar do publico por esse ideal de beleza, em que todas as pessoas são magras, pode vim a causar inúmeros transtornos alimentares, tais como anorexia e bulimia, principalmente entre pessoas jovens.

Fica o alerta para empresas publicitárias - Cuidado foto "photoshopada" de mais vai da multa.

3 comentários:

  1. Espero que essa lei pegue mesmo. Até pra valorizar um fotógrafo que passou horas esperando pra fazer uma foto perfeita e o outro em apenas um click e uns ajustes consegue o mesmo efeito.

    ResponderExcluir
  2. ah seria otimo se valesse mesmo.
    cada coisa linda demais que engana facil os consumidores. coisas feias demais, tambem!
    ushauhsuahusha

    um ajuste ou outro, é bem diferente de kilossssssssss de ediçoes. e tem cada uma né? que parece magiica! ;P

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo com essa lei! Uma coisa que eu sempre achei 'engraçada': nas propagandas de sapato em revistas, as modelos tem pernas(e outras partes) iguaizinhas as da Barbie! tsc tsc!

    Agr tem um detalhe, as pessoas perdem 'quilos e quilos' nas fotos editadas, mas com esse nova campanha, as modelos vão ter q se esforçar pra ficar mais magras, as agências vão ficar em cima.. ou seja, tvz isso não afaste tanto a bulemia e o anorexia..
    enfim, só uma reflexão..

    Bom post ^^

    ResponderExcluir